
No final do mês de novembro de 2011 a EFAO efectou contatos com entidades locais com vista a identificar e a avaliar possíveis formas de colaboração.
As dificuldades financeiras das autarquias e as restrições orçamentais, por parte da administração central e a aplicação criteriosa dos fundos locais e regionais de que dispõem, e esperam vir a dispor no próximo quadro orçamental, são fortemente limitativas na cabimentação para programas de reflorestação.
Apesar das dificuldades financeiras identificadas como um "forte entrave à persecução a curto prazo de processos de reflorestação", esta fase inicial de auscultação e aproximação ao poder local, foi extremamente positiva, na medida em que foi possível identificar formas de colaboração que permitem um apoio inicial ao projeto muito importante.
Uma Equipa da EFAO esteve na Serra da Estrela, com o objetivo de efetuar contactos exploratórios com entidades locais, públicas e privadas, para avaliar esta região como uma das primeiras onde iniciar a operacionalização do projeto "Um Português uma Árvore".
Paralelamente aos contactos desenvolvidos foi já efectuado um primeiro levantamento topográfico de algumas zonas, nomeadamente a componente relacionada com os acessos e a dificuldade que a área montanhosa apresenta para este tipo de atividade.
Foi ainda estabelecida uma parceria estratégica para a EFAO, com uma empresa de Seia, a Hocnet, especialista no registo e alojamento de domínios Web.
14 dezembro, 2011
A ministra do Ambiente, Assunção Cristas anunciou hoje "Vamos Plantar Portugal" ...uma nova árvore por cada habitante.